O que as crianças podem aprender com as tarefas domésticas?

Hoje foi dia de faxina de começo de ano por aqui. E isso é algo que aprendi a valorizar muito. Envolver as crianças nessa atividade pode ser bem instrutivo, além de proporcionar algumas experiências interessantes:

– As crianças aprendem, desde cedo, a se conscientizar sobre o próprio rastro, própria sujeira, a própria bagunça – e a se responsabilizar por ele! Isso pode dar início também a uma conversa importante sobre o impacto que causamos no ambiente.

– Aprendem também que ninguém é “bom demais” para dar conta de si mesmo. Ninguém é “bom demais” para limpar o próprio banheiro, por exemplo. É um aprendizado prático que vale mais do que muitas aulas de ética ou sociologia!

– Da mesma forma, as crianças entendem que a casa é responsabilidade de todos que nela habitam – respeitando as habilidades de cada um. Aqui até o pequenininho já dá sua ajuda, guardando brinquedos, por exemplo. E é especialmente importante ver que tanto a mãe como o pai se envolvem ativamente, afinal as crianças aprendem pelo exemplo.

– Promove autonomia – faço questão de que meus filhos saibam cuidar do espaço em que ele e outros vivem!

– Mostra, na prática, alguns males do consumismo – quanto mais coisas temos, mais difícil se torna a organização

– Incorporando as atividades domésticas como algo que faz parte da vida cotidiana as crianças não vão
Foi um encara-las como um tormento ou castigo. Pode inclusive ser divertido, se colocarmos música ou algum elemento lúdico

– Ensina sobre trabalho em equipe. Podemos combinar em família estratégias, dividir trabalhos, fazer combinados, etc. Dá para tomar decisões democráticas, mas a participação é inegociável – e aqui não trabalhamos com recompensa: a recompensa é vivermos juntos em uma casa limpa e organizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s